Lilás e C(ELAS)

Para fechar as exibições do Cineclube Transversalidades 2021, selecionamos curtas-metragens muito especiais: Lilás e C(ELAS).

O primeiro é o filme Lilás acompanha o cotidiano de crianças de 4, 5 e 6 anos durante atividades realizadas em salas de aula, e apresenta uma reflexão sobre a formação da identidade de meninas e meninos durante a infância, a participação da mídia, da escola e do imaginário coletivo nessa construção. O curta-documentário foi realizado como projeto de TCC prático do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, com o qual incentivamos os alunos do CED 07 a desenvolverem seus próprios trabalhos audiovisuais.

O segundo documentário C(ELAS) já é curioso pela própria tipografia do título. ELAS são as mulheres que vivem no sistema penitenciário, o qual é representado pela palavra celas e pelos parênteses que envolvem o pronome Elas. O filme conta os meses finais da gravidez e os primeiros após o nascimento de um bebê são experiências únicas na vida de uma mulher. E quando esse cotidiano é vivido dentro de uma penitenciária? O pior momento é quando mães precisam se separar de seus filhos. Os bebês se libertam e as mães continuam encarceradas. Uma excelente reflexão, inclusive, sobre o papel das mulheres enquanto cumpridoras de penas por delitos de seus respectivos companheiros. 


Lilás LIBRAS:




C(ELAS) LIBRAS:




#PraCegoVer: Banner virtual do Cineclube Transversalidades Edição 2021, 2º semestre. Há fitas de filmes ilustrando o banner. No topo, o nome Cineclube Transversalidades em caixa alta, sendo projetado de uma câmera de gravação. No canto esquerdo do banner, o cartaz do filme Lilás. Ao lado, o cartaz do filme C(ELAS). Na base do arquivo, informações sobre a exibição como datas, endereço, site da programação, whatsapp. Logos do Transversalidades, FAC, SECEC e GDF. 

Lilás: (8) Lilás | Facebook 

C(ELAS): https://youtu.be/27NTvdFWJ7g 

Postagens mais visitadas deste blog

A viagem de Yoani e Casamento infantil

Intergeracionalidade